Após cursar Educação Física, Turismo, Hotelaria, Lazer e Recreação, Pedagogia, Entretenimento, escolher qual será a sua linha de trabalho aparentemente não é uma tarefa fácil, visto a diversidade de disciplinas que temos durante o curso, sejam elas obrigatórias ou opcionais, mas a cada disciplina cumprida, aprendemos mais sobre um assunto novo, que poderá ser sua área de atuação no futuro.
Dentre as tantas disciplinas cursadas, qual é a que você irá seguir? Muitos de nós prestamos o vestibular com um objetivo, o qual pode mudar ou não no decorrer do curso. Se você pretende atuar com Recreação, entenda e descubra as vantagens dessa área.
PROFISSÃO RECREADOR: há valorização do profissional?
Se o objetivo é ser professor, temos os sindicatos e associações de professores, que pode ser municipais, órgãos responsáveis por regularizar a profissão, como o CREF de Educação Física, e leis específicas que defendem os direitos e regularizam a profissão, como as leis trabalhistas. Se a meta é ser profissional da área da Ginástica Laboral, há a Associação Brasileira de Ginástica Laboral (ABGL) visa “promover a integração e estimular o desenvolvimento dos profissionais de Educação Física que atuam com Ginástica Laboral”.
Ou formos da área de Personal Trainer, temos o apoio da Sociedade Brasileira de Personal Trainer, com o “intuito de fortalecer a imagem e disseminar o treinamento personalizado de qualidade na sociedade, educando, assessorando e promovendo seus membros, bem como oferecendo educação para o bem-estar aos clientes desses membros. Traz informações aos seus profissionais”.
Mas e o profissional de recreação? Fica apenas amparado com os conhecimentos da disciplina da graduação, ou, em participação de cursos de atualização? Para início de conversa, a recreação não é profissão e sim uma área de atuação, diante disso não tem um sindicato, tampou, um conselho que tem como função fiscalizar uma profissão. Então, o que a recreação tem?
O Recreador tem a ABRE - Associação Brasileira de Recreadores, que inicia em 2003. Mais informações acesse: www.abrerecreadores.com.br. Neste endereço você acadêmico ou formado que atua na área ou ainda planeja atuar poderá conferir materiais para a formação do recreador, pois o objetivo da ABRE é a busca da VALORIZAÇÃO DO RECREADOR, cobrando uma postura coerente e competente dos seus associados, além de realizar e apoiar eventos voltados para a formação.
ENTENDA O PERFIL: conheça algumas características necessárias!
O recreador não foge aos quesitos de bons profissionais de outras áreas necessários para ganhar espaço no mercado (líder, inovador, criativo, proativo, comprometido, alegre, dinâmico, comunicativo, simpático, ético, solidário, organizado, responsável), mas, além disso, precisamos de algumas pitadas a mais como: amar o que fazer gostar de brincar e jogar, habilidade para trabalhar com pessoas de todas as idades, e saber que irá trabalhar no momento que os outros descansam (finais de semanas, férias, passeios, aniversários, acampamentos).
MERCADO DE TRABALHO: saturado, disputado ou oportuno?
O mercado de entretenimento é um dos que mais crescem no país, pois de acordo com a sobre carga de trabalho e atividades diárias, as pessoas querem descansar e relaxar do estresse do trabalho e do dia a dia, e a recreação torna-se um atrativo maior para os hotéis, resorts, clubes, que desejam atrair esse cliente.
MÃO DE OBRA: áreas de atuação e valores!
Existem várias áreas de atuação para os recreadores, entre elas, Colônia de Férias, Acampamentos, Hotéis, Resorts, Spas, Eventos, Aniversários, Empresas, Navios, Condomínios, Escolas, entre outros. Alguns dessas áreas com contratação por hora, outros por diária, pernoite, semanal, semestral e outras com contratação para temporada de 1, 2, 3, ou 6 meses como atividades de recreação em navios. A diária de um recreador fica entre R$ 60,00 a R$ 180,00.
CLIQUE EM - LISTA VIP - E RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU E-MAIL
Professor Mestre Cleber Junior
Comments