COMO JOGAR CAMPO MINADO
- Cleber Junior
- há 2 dias
- 2 min de leitura

O Campo Minado é uma brincadeira de memória, sorte e estratégia!
Inspirada na famosa "Ponte de Vidro" da série Round 6, essa atividade foi adaptada para garantir segurança, diversão e aprendizado! Ideal para trabalhar memória, atenção e observação, a brincadeira Campo Minado é perfeita para grupos de crianças em festas, escolas ou recreações ao ar livre.
OBJETIVO
Atravessar o campo minado pisando apenas nos arcos "seguros", evitando as "bombas", até chegar ao final do percurso.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
24 arcos coloridos (ou círculos marcados no chão com fita adesiva ou giz)
Folha e caneta ou celular para anotar a sequência correta
COMO PREPARAR
Organize os arcos no chão em linha reta, formando grupos de 3 em 3 (ex: 8 grupos com 3 arcos cada, totalizando 24 arcos).
Para cada grupo de 3 arcos, defina em segredo qual arco será o seguro e quais dois serão as "bombas".
Anote essa sequência correta em um papel ou celular — ela será usada como gabarito durante o jogo.
COMO JOGAR
Forme uma fila com todos os participantes.
O primeiro da fila começa, escolhendo um dos 3 arcos do primeiro grupo para pisar.
Se acertar o arco seguro, pode seguir para o próximo trio de arcos.
Se pisar numa "bomba", deve sair do percurso e voltar para o final da fila.
O próximo jogador continua de onde o anterior parou, podendo usar as tentativas anteriores como pista para descobrir o caminho correto.
O jogo segue até que alguém consiga atravessar todos os grupos sem pisar em nenhuma bomba.
Após alguém completar o trajeto, reorganize a sequência para uma nova rodada!
DICAS IMPORTANTES
Alterne a posição dos arcos seguros a cada rodada para manter o desafio.
Incentive os participantes a observar com atenção e memorizar as escolhas anteriores.
Para deixar a brincadeira ainda mais divertida, você pode criar uma história ou narrativa: "Quem consegue atravessar o campo minado e salvar o time?"
HABILIDADES DESENVOLVIDAS
Memória de curto prazo
Concentração
Estratégia e tomada de decisão
Espírito de grupo e paciência
Cleber Junior é Doutorando em Educação Física (UEM), com foco nos estudos da Recreação. Mestre em Ensino (UNESPAR). Especialista em Educação Física Escolar (PUCPR) e Educação: Métodos e Técnicas de Ensino (UTFPR). Graduado em Educação Física (PUCRS) e Pedagogia (FAPAN). Mentor de Empresas de Recreação e Recreadores. Palestrante do TEDx. No youtube com mais de 30 milhões de visualizações nos vídeos. Criador da 1ª formação online para o Recreador de Sucesso no Brasil; Criador do curso online para empresário da recreação "O Caminho da Recreação de Sucesso" e da formação profissional online para recreadores "Escola de Recreadores de Sucesso". Prêmio Melhor Produção de Conteúdo e Influência Digital. Cristão. Te Ensino o que ninguém e Ensina sobre Recreação. Transformo recreadores em profissionais de sucesso (financeiro e valorizado). Mais de 1.000 alunos em meus cursos com certificação. Siga @sourecreador
Comentarios